top of page

Como Vou Dizer?

  • Foto do escritor: Kanela Ideias
    Kanela Ideias
  • 10 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de fev. de 2019

A Depressão No Contexto Moçambicano



Há muito tempo que me considero mais humana do que propriamente uma enfermidade. E não é só porque tenho essa possibilidade de mudar o humor da pessoa, o apetite, entre outras coisas que vocês também fazem. Agora sou uma celebridade. Acredita?

Já sou a 2ª maior causa da morte entre os jovens. Quem diria? Sou uma das maiores causas de morte e nem me dei conta dos números. Acho que até deveriam me chamar Luto. Isso mesmo, Depressão Luto. Eu semeio mais tristezas nas famílias do que possas imaginar. Acho que posso me habituar ao nome; está decidido!

No entanto, esses valores não bastam. Ainda não. Enquanto continuarem a me ignorar, irei fazer e desfazer quando eu bem entender.


São mais pontos para mim.


Mas há algo que me incomoda bastante. Geralmente, muitos desses jovens que tenho encontrado carregam sempre a mesma dúvida. Na verdade, quase todos eles. Questionam-se: como vou dizer?


Para ser sincera, eu também não sei. E não esperem que eu lhes diga como, caso encontre a resposta. É que já me acostumei à ideia de ser famosa e não pretendo mudar. Nada pessoal.


Já dei uma mão. Vocês que prossigam. Eu não me sinto muito confortável em contar-vos todas essas coisas e não tentem levar o meu braço...


Confesso que também estou curiosa em saber como esses jovens vão dizer que partilham a vida comigo.


Prontos falei. Já não conto mais nada. Talvez, eles, próprios, façam-no. Mas


Como Vão Dizer-vos?



Como Vou Dizer?

“Como vou dizer?” é uma pergunta que surge, com frequência, na mente daqueles que têm depressão. Nos moçambicanos não há excepção. O acto de pedir de ajuda não faz parte das opções, pois é vista como uma atitude pouco convidativa. Na nossa sociedade a depressão é muito menosprezada. Considerada como uma mera fraqueza por parte de quem tem, a depressão vai ganhando cada vez mais espaço e, pouco faz-se para contrariar o mesmo.



Depressão Em Moçambique


Em 2016, foram registados cerca de 5000 suicídios, onde a depressão aparece como a principal causa. Falamos de casos registados. São muitos, também, os que não tomam parte nessa lista. De lá para cá esse número subiu e tende a subir.


A depressão é, sim, uma realidade em Moçambique.




O Que É Facto

A pessoa com depressão tem medo de como os outros vão reagir quando souberem por causa de vários factores.


Algumas reconhecem os sintomas e não querem acreditar. A ideia de estar com depressão assusta devido ao peso imenso que se coloca sobre a mesma.



O Que Nos Limita

A cultura e a sociedade moçambicana parecem não permitir que as pessoas tenham esta doença. Essa é uma face, também, africana: a robustez emocional. Vivemos num espaço em que é “vergonha” ser fraco emocionalmente. Mas a depressão não significa ser sujeito débil. Essa é uma ideia errada acerca da doença. Todos estamos sujeitos, sem excepções.


Essa imagem que nos é passada faz com que se tenha receio em aproximar aos parentes ou pessoas próximas para falar disso. É um enorme desconforto a possibilidade de haver uma reacção negativa por parte de quem escuta. Ninguém quer arriscar.


Muitas das vezes quando se diz que se sente isso ou aquilo, a resposta gira em torno de um “vai passar”, “não exagera”, “você não é criança”, “para de fazer drama”. Esses comentários desencorajam, ainda mais, quem está a passar por isso.



O Que Nos Falta


A depressão não é um tema muito comentado. Facto que permite que muitas pessoas a tenham, mesmo não sabendo. Para os que sabem (ou têm dúvida se têm ou não) é um desafio a enfrentar. É necessário falar. Eliminar esse bicho-de-sete-cabeças que se encontra por detrás dessa doença.


Se debate houvesse sobre o assunto, muitos estereótipos não existiriam e nem chegariam a impedir alguém de pedir ajuda. Perceberiam que a depressão não é qualquer coisa do outro mundo e, na verdade, é algo muito comum na sociedade.



Sim, Ainda Podemos


Sejamos corajosos para pedir ajuda, afinal, essas só são barreiras de uma mentalidade por mudar. Fazendo perceber que não estamos ajudando as pessoas com depressão com essas atitudes; inspirando esperança naqueles que sofrem dela. Não é assim tão fácil como se diz. Mas é assim que daremos o primeiro passo para colocar um fim nesse mal que incapacita milhões de vidas.


KANELA IDEIAS

Unindo As Vozes Dos Jovens De Moçambique

Comments


©2019 por Kanela Ideias

Subscreva!

bottom of page